Hoje é eminente a preocupação de alguns cientistas e biólogos, referente a camada de ozônio, efeito estufa e habitat das espécies. Encontramos lixo e sujeira por toda parte, enchentes, desestabilização dos fenômenos naturais. E a tendência é só piorar!
Se pararmos para pensar, se cada pessoa jogasse um papel de bala por dia no chão, sendo que o Brasil é o 5º país mais populoso do mundo teríamos 192.924.506 de papéis de bala no nosso ecossistema, ou seja, logo estaríamos submersos em papel e sujeira. Todos os dias nós jogamos fora muito mais que um papel de bala... E pra onde vai tudo isso? Aterro Sanitário, que é um espaço destinado à deposição final de resíduos como; domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria, de construção, ou dejetos sólidos retirados do esgoto. Estes resíduos geram o chorume que é uma ???: Você sabia que o chiclete demora 5 anos para se decompor? O efeito disso tudo é triste e injusto, por que a intervenção dos seres humanos na natureza, causa a devastação de várias espécies. Está acontecendo com a biodiversidade e saúde dos seres vivos o mesmo que aconteceu no Mar de Aral, a indústria entra, interfere no meio ambiente, polui, ai chega a metropolização e acaba com tudo que a natureza preservou até agora. Quando o mundo viu o que estava acontecendo e resolveu intervir, o efeito estufa já era realidade. A maioria dos países se reuniram e fizeram o Protocolo de Montreal com o objetivo de, aos poucos, extinguir a produção destas substâncias, através da substituição por outras menos nocivas. O tratado não tem interferido muito, pois a cada dia sentimos o sol mais quente e a natureza berrando para o que estamos fazendo com ela. Acostumamos-nos a viver com a tecnologia, trocar de celular todo ano, ir à esquina de carro, e não pensamos o mal que isso faz para o nosso próprio ar. Precisamos abrir os olhos e atentar a tudo o que tem acontecido. A todo o momento ouvimos noticias do que esta acontecendo do outro lado do mundo, por conta de poluição e desmatamento. Desastres ecológicos, catástrofes são só o inicio do tão fantasiado fim. Você acha que não? Espera até você abrir a torneira da sua casa e não ter água potável pra beber. Você pode não estar aqui neste dia, mas e seus filhos e netos? Daqui a alguns anos será impossível andar ao ar livre, porque com a camada de ozônio com um buraco do tamanho da nossa ignorância, uma caminhada de 5 minutos poderá nos causar um O restante é alvo fácil! #BUM@ Todos nós somos culpados por isso, ninguém é inocente, por isso é muito básico ajudar, se cada um fizer um pouco já teremos muito. É simples: Separar lixo reciclável, orgânico e inorgânico. Dar três passos a mais e jogar o papelzinho de bala que não faz diferença nenhuma para você, mas que faz uma baita diferença para o meio ambiente. Não jogar garrafas pets na rua (elas são um dos maiores causadores de enchentes) Reciclar papel, afinal de contas milhões de arvores são derrubadas por dia para fabricação da celulose. A reciclagem de papel é básica e fácil, e pode servir também para artesanato. Papel reciclável e Papel não-reciclável:
E tem muito mais... Encontrei dois sites bem interessantes e que podem ajudar bastante quem se interessou por reciclagem e meio ambiente: www.sobrelixo.hpg.ig.com.br e http://www.reciclagemlixo.com/natureza/tempo-que-leva-para-se-decompor-na-natureza.html NM Créditos BM |